Notícias e
dicas sobre
condomínios

Notícias e
dicas sobre
condomínios



Maneiras de se prevenir contra danos causados pela chuva forte

O desenvolvimento urbano alterou drasticamente os ambientes que cercam rios, barrancos e demais espaços onde existem construções. Consequentemente, em períodos de chuva forte sempre precisamos lidar com alagamentos, enxurradas, deslizamentos, entre outros problemas.

1 Seguro obrigatório com cobertura

O primeiro passo é, na verdade algo, obrigatório e que pode ser complementado. De acordo com o artigo 1.346 do Código Civil: “é obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial”.

2 Manutenções preventivas em dia

Se a estrutura já estiver comprometida, os dias de chuva forte servirão apenas para agravar a situação. Por isso, manutenções preventivas regulares são outra necessidade constante para evitar catástrofes.

3 Calhas e ralos limpos

Dois dos elementos do condomínio que exigem supervisão constante são as calhas e ralos. Eles devem estar sempre limpos e vistoriados para evitar entupimentos.

4 Impermeabilização feita corretamente

Outro elemento preventivo importante e que precisa ser muito bem feito é a impermeabilização. Vazamentos e infiltrações podem ter efeitos graves na sustentação do edifício e causar danos nas unidades.

Normalmente, as preocupações ficam em lugares que acumulam umidade, como a área da piscina, caixa d’água, subsolo e proximidades de canos. No entanto, as chuvas podem danificar espaços inesperados.

Fonte: superlógica