Notícias e
dicas sobre
condomínios

Notícias e
dicas sobre
condomínios



Passo a passo para contratar um síndico profissional

Para contar com um gerenciamento especializado que contemple as áreas financeira, de recursos humanos e administração em geral, contratar um síndico profissional é uma ótima alternativa.

 

Pensando nisso, hoje trouxemos o passo a passo para realizar a contratação desse profissional:

 

  • Convocação da assembleia: Somente a assembleia de moradores pode deliberar por meio de votação a decisão de contratar um síndico profissional.
  • Administradora de condomínio: Ao resolver por contratar um síndico profissional, busque o respaldo da administradora do condomínio para ajudar no processo de recrutamento.
  • Perfil pessoal e profissional do síndico: Busque recrutar um profissional que tenha características de liderança e organização, que saiba ouvir os moradores, negociar e se comunicar com fluência, transparência e periodicidade definida.
  • Procure obter recomendações: Procure se informar com outros clientes sobre a atuação dos candidatos nos locais onde passaram.
  • Evite riscos: Só contrate síndicos com qualificação, habilidade econômica e administrativa e, principalmente, idoneidade. Isso evita riscos para a saúde financeira do condomínio.
  • Documentos necessários para firmar contrato: Para que o condomínio possa contratar um síndico profissional, o candidato precisa assinar contrato apresentando os seguintes documentos: certidões atualizadas do INSS, Receita Federal, Previdência Privada, prefeitura e cartórios de protesto.
  • Posse do cargo: Para tomar posse do cargo, o síndico profissional deve ser eleito, como qualquer síndico, por meio de assembleia. É importante alinhar com o prestador de serviço as expectativas dos moradores e a necessidade de um constante diálogo entre as partes.
  • Assinatura do contrato: No contrato de prestação de serviços do síndico profissional deve constar com absoluta clareza as condições de sua atuação no condomínio, funções, remuneração e o período de vigência do contrato.

 

Gostou das informações? Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais e de nos acompanhar em nosso blog para mais conteúdos como esse!