Notícias e
dicas sobre
condomínios

Notícias e
dicas sobre
condomínios



Quem se responsabiliza pelos estragos da chuva?

Uma das dúvidas sobre esses danos é saber quem é o responsável pelos reparos? É obrigação do condomínio, do condômino ou até da prefeitura do município?

A resposta é: a responsabilização virá a partir de laudos e investigações. Todos os citados acimas podem ser encarregados.

Pode acontecer de nenhum ser responsável legal sobre o dano, se for indicado que foi uma fatalidade causada pela natureza. Porém, nesses casos, se for indicado que a negligência de alguma parte foi um agravante e a chuva apenas terminou de causar o estrago, aí a penalização poderá ser atribuída.

A melhor maneira de ilustrar isso é a queda de uma árvore localizada na calçada que causou algum dano no condomínio. Normalmente, a prefeitura alegaria que este foi um desastre natural. Entretanto, se for constatado que a poda ou a derrubada da árvore era necessária e foi negligenciada, o município deverá arcar com os custos de reparo do condomínio.

Finalmente, uma última dica, lembre-se de conscientizar os condôminos sobre os cuidados que eles devem ter com o próprio empreendimento. Manter espaços limpos e jogar lixos nos devidos lugares ajuda a evitar o entupimento de ralos.

Fonte: Superlógica